11/08/2017 Notícias, arquivo de notícias

Vereadoras participam de Encontro dos Conselhos Municipais dos Direitos da Pessoa com Deficiência

As vereadoras Cristina de Sousa (PRB) e Gilmara Vieira Bastos (PSD) representaram a Câmara Municipal de São José no Encontro Estadual dos Conselhos Municipais dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Santa Catarina (CONEDE), realizado na Câmara de Vereadores de Itajaí no último dia 9.

O evento contou com uma palestra sobre a importância na administração pública dos Conselhos de Direitos, e outra acerca dos Conselhos de Direitos da Pessoa com Deficiência e os Direitos Humanos. A programação teve ainda depoimentos de pessoas com deficiência e mesa de debates que abordou a criação e o controle social dos Conselhos Municipais dos Direitos da Pessoa com Deficiência.

Vice-presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência da Câmara Municipal de São José, a vereadora Cristina de Sousa (PRB) ressaltou a importância da acessibilidade nos Órgãos Públicos. "Devemos ser referência neste aspecto, pois há inúmeros problemas encontrados por deficientes atualmente. Por isso é fundamental dar importância ao trabalho em conjunto dos Poderes Executivo e Legislativo com os Conselhos de Direitos na luta por esta causa", ressaltou.

Câmara em prol da acessibilidade no município

Recentemente, o legislativo josefense encaminhou indicação ao Executivo que resultou na instalação de software VPAD no Centro de Atendimento ao Cidadão (CAC) da prefeitura facilitando a comunicação com a população surda do município. Antes disso, o site da Câmara passou a disponibilizar, de forma gratuita, a ferramenta VLibras para tradução dos textos na Língua Brasileira de Sinais.

Vereadora Cristina de Sousa ao lado Atleta Paralímpico, Flávio  Reitz