11/08/2017 Notícias, arquivo de notícias

Sessão Comemorativa na Câmara marca os 50 anos do Lar dos Velhinhos de Zulma

Os 50 anos do Lar dos Velhinhos de Zulma foram celebrados em Sessão Comemorativa realizada na Câmara Municipal de São José na noite desta quinta-feira, 10. A proposição partiu do vereador Orvino Coelho de Ávila (PSD), presidente do Legislativo, que recordou seu envolvimento com a instituição há décadas. "Conheço o Lar há 45 anos, quando cheguei de Urubici para residir em São José. Minha casa ficava localizada na mesma rua do Lar e acompanhei de perto todo o trabalho da Instituição. Eles são exemplo pelo zelo com os idosos".

Orvino fez o primeiro discurso da noite, que ainda reservou falas emocionadas como a do vereador Alexandre Rosa (DEM), representando os colegas de parlamento. "Domingo é dia dos pais e infelizmente não poderei abraçá-lo em virtude do seu falecimento. Dessa forma, gostaria de parabenizar o Lar dos Velhinhos do Zulma por cuidar de pessoas tão valorosas e reforçar minha luta pela criação de uma creche para idosos".

Quem também usou a tribuna foi o secretário municipal da Casa Civil, Lédio Coelho, proponente da Sessão Comemorativa ao lado do vereador Orvino Coelho de Ávila. "A sociedade josefense diz pra vocês, muito obrigado", agradeceu, reconhecendo o trabalho dos integrantes da instituição que atualmente abriga 36 idosos. "Muitas vezes solicitamos a entrada de um velhinho na Casa, mas o espaço não permite. Lá não é quantidade, mas sim qualidade".

Um dos homenageados da noite, Leandro Ramos de Souza, presidente da Associação Espírita Tereza de Jesus, mantenedora do Lar dos Velhinhos de Zulma, que começou sua trajetória como voluntário reconheceu o esforço de todos que construíram os 50 anos de história. "Hoje, no Lar dos Velhinhos de Zulma, nós temos nas pessoas dos voluntários, diretores e colaboradores a expressão perfeita daquilo que o ser humano tem de melhor dentro de si que é a caridade e o amor fraternal. Não fosse isso, nós não teríamos sobrevivido nem os primeiros anos".

Leandro e outras sete pessoas, entre os quais fundadores ou seus representantes, receberam da Câmara Municipal de São José o certificado de reconhecimento pelo trabalho realizado. Além deles, a atual provedora Cecília Noronha foi homenageada com uma placa do parlamento josefense.

Por fim, o vice-prefeito Neri Amaral (PSB) destacou a importância das pessoas que cuidam dos idosos. "Isso não é pra qualquer um. É um sacerdócio por trazer carinho, amor e respeito aos cidadãos que ali estão."

Ainda estiveram presentes na solenidade, os vereadores Gilmara Vieira Bastos (PSD), Mauro Henrique da Silva (DEM) e Sanderson de Jesus (PMDB), além da secretária de Assistência Social Rosemeri Bartucheski.

Homenageados

• Ogê Cunha e Maria Alves Cunha (em memória).
  • Representante: Pedro Paulo Alves Cunha (filho)
  • Judith de Mello Coelho (em memória)
  • Representante: Ledi Judith Coelho da Silva (filha)
  • Ênio Schlemper