10/08/2017 | Atualizado em (10/08/2017 - 18:43) Notícias, arquivo de notícias

Vereadores participam de vistoria nas obras da Policlínica de Forquilhinhas

A Câmara Municipal de São José, em sua função fiscalizadora, esteve representada por um grupo de sete vereadores em vistoria na Policlínica de Forquilhinhas. Os parlamentares acompanharam o andamento das obras na tarde da última quarta-feira (09) ao lado da prefeita Adeliana Dal Pont. No encontro, os legisladores coletaram informações sobre os detalhes finais da obra.

O presidente do Legislativo, vereador Orvino Coelho de Ávila (PSD), recordou o esforço realizado pela Câmara para auxiliar nessa construção. "Em 2016, a Mesa Diretora autorizou a redução parcial das dotações do orçamento, por meio de recursos economizados pela Casa, para a prefeitura, a fim de colaborar com o término da obra que precisou se adequar a uma serie de exigências. A construção da Policlínica é uma obra importante para a comunidade e eu a vejo como a mais importante da atual gestão".

De acordo com a prefeita Adeliana Dal Pont, a abertura da Policlínica depende da liberação de alguns alvarás.

"Estamos com basicamente tudo concluído, exceto algumas adaptações que a Vigilância Sanitária Estadual pediu. Vou abrir a porta da Policlínica com todos os alvarás em dia: de bombeiros e Vigilância Sanitária, que é preciso para ter o credenciamento junto ao Ministério da Saúde", destacou. Entre as melhorias que estão sendo realizadas nessa etapa estão readequações no espaço do Pronto Atendimento como novas janelas, banheiros, entrada e saída das ambulâncias, entre outras.

A visita também foi tema na Tribuna da Câmara de Vereadores durante a Sessão Ordinária realizada na mesma noite após a vistoria. Em sua fala, o vereador Carlos Eduardo Martins (PSD) destacou que é necessário prudência e zelo para o bem da população. "Apesar do tempo de duração da obra, é preciso abrir as portas com responsabilidade e com todas as adequações necessárias" -  afirmou.

Já o vereador Nardi Arruda (PSD) explicou como será o funcionamento da Policlínica. "No térreo vai funcionar uma UPA 24 horas e uma base do Samu. Nos outros dois andares, a Policlínica da mulher e da criança. No último pavimento, o serviço especializado e também de odontologia. São vários novos serviços para a comunidade que tanto espera por essa obra de grande porte no município de São José", ressaltou.

Participaram da vistoria nas obras da Policlínica de Forquilhinhas os vereadores Alexandre Rosa (DEM), Carlos Eduardo Martins (PSD), Gilmara Vieira Bastos (PSD), Moacir da Silva (PSD), Nardi Arruda (PSD), Sandra Martins (PSDB) e Orvino Celho de Ávila (PSD).

A Obra

A construção da Policlínica de Forquilhinhas começou em 2011, mas o projeto inicial precisou passar por readequações tanto na parte arquitetônica quanto estrutural. Entre os recursos empregados, havia um convênio com o governo federal que disponibilizaria R$2 milhões para construção da UPA e R$ 1,5 milhão para a Policlínica. Por causa dos problemas no projeto inicial, o convênio foi desfeito, o que obrigou a prefeitura a utilizar, na sua maioria, recursos próprios para finalizar a obra.