18/09/2019 | Atualizado em (19/09/2019 - 14:11) Notícias, arquivo de notícias

Parlamento Jovem participa do 10º Encontro Estadual de Vereadores Mirins na ALESC

Acompanhados pelas servidoras da Câmara Municipal, Sandra Mikulski e Maria das Graças de Souza, os vereadores do Parlamento Jovem do Legislativo josefense participaram do 10º Encontro Estadual de Vereadores Mirins, promovido pela Escola do Legislativo Deputado Lício Mauro da Silveira, no Auditório Antonieta de Barros da Assembleia Legislativa.

Ao todo, são mais de 500 estudantes presentes no encontro cuja finalidade visa oportunizar a ampliação de conhecimentos sobre política e o papel do Poder Legislativo, promover a troca de experiência entre as câmaras de vereadores que desenvolvem o Programa de Vereadores Mirins, além de sensibilizar as demais câmaras para criação ou ampliação da iniciativa. Existem 78 programas de câmaras mirins em funcionamento no estado.

A presidente da Escola do Legislativo, deputada Marlene Fengler (PSD), acredita que o encontro de vereadores mirins é uma das atividades mais interessantes promovidas pelo Poder Legislativo, uma vez que contribui para a formação política dos jovens. “Promove a cidadania, promove a discussão sobre a importância da democracia, da participação da sociedade civil em todo o processo de decisão e a importância desses jovens conhecerem o Parlamento, em especial, as câmaras de vereadores porque lá é decidida a vida das pessoas.”

O estudante de São José, Thiago de Souza, 14 anos, considera a política uma ferramenta importante para organizar a sociedade, promover as leis e a acessibilidade. Thiago destacou que a experiência como vereador mirim de São José tem sido muito interessante porque ele gosta de política e tem a expectativa de seguir carreira. “Na minha família ainda não teve ninguém que foi político, mas eu tenho vontade porque eu gosto de política desde pequeno, fico vendo na televisão o que eles planejam e os projetos.”

Programação
Os deputados Marlene Fengler, Milton Hobus (PSD), Laércio Schuster (PSB), Ivan Naatz (PV) e Jerry Comper (MDB) prestigiaram a abertura do encontro.

A programação inclui apresentações culturais e palestras. “Sim. Nós podemos fazer” foi o tema da palestra do jovem ativista pela educação Israel Rocha Borba, no período da manhã. Ele, que é estudante da 8ª fase do curso de Direito na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), contou sua história de superação e estimulou os estudantes a aproveitarem as oportunidades.

“Os desafios me levaram a me conhecer melhor e, me conhecendo melhor, consegui aproveitar algumas oportunidades que apareceram. A mensagem é que existem muitas iniciativas já acontecendo, tem muita gente já fazendo, falta a gente se conectar e aproveitar as oportunidades que aparecem. Eu acredito que os vereadores mirins [o programa] é uma oportunidade que pode abrir portas para outros lugares”, refletiu Borba.

*Informações da Agência Alesc