24/06/2019 Notícias, arquivo de notícias

Câmara implanta Certificado Digital

Nesta segunda-feira, 24, a Câmara Municipal de São José deu mais um passo rumo a modernização de seus processos com a implantação do Certificado Digital. Os 19 vereadores passaram por credenciamento e agora poderão "assinar" documentos (pareceres em projetos de lei, indicações, requerimentos, entre outros) por meio da assinatura eletrônica.

Tal prática faz parte do Planejamento Estratégico implementado pela atual Mesa Diretora em busca da redução do uso de papel, bem como da digitalização de vários processos internos como forma de ampliar a transparência e reduzir custos/desperdícios.

"O objetivo é utilizarmos cada vez mais os recursos eletrônicos que a Câmara tem disponível. Isso também vai tornar os processos mais transparentes", declarou Michel Schlemper, presidente do Legislativo.

O que é o Certificado Digital?

O certificado digital é uma identidade eletrônica para pessoas ou empresas. Ele equivale a uma carteira de identidade do mundo virtual, mas de forma segura e com autenticidade garantida por criptografia complexa. Com ele, é possível garantir de forma inequívoca a identidade de um indivíduo ou de uma instituição, sem uma apresentação presencial. Na prática, funciona como um CPF ou um CNPJ eletrônico.