15/05/2019 Notícias, arquivo de notícias

Em Sessão Solene, Câmara concede Medalha Infância Protegida - Frei Antônio Frinken

Em noite de homenagens, a Câmara Municipal de São José condecorou, com a medalha Infância Protegida - Frei Antônio Frinken, diversas personalidades em cujas histórias há ações relativas à erradicação do trabalho infantil, ao combate à violência e à promoção da cidadania por meio da educação, cultura, esporte e lazer.

A solenidade realizada nesta terça-feira, 14, na sede do Legislativo, apresentou exemplos do quão importante é zelar pelo bem-estar dos mais jovens. "Pesquisas apontam que crianças que recebem cuidados de qualidade desde o nascimento tem menos chances de desenvolver desvios de saúde física, mental e/ou de conduta. Estes cuidados não envolvem somente a relação com pais ou escola. É muito mais amplo. Compreende saúde, nutrição, segurança, esporte, lazer, cultura e políticas públicas", sinalizou o vice-presidente da Câmara, vereador Nardi Arruda, que ainda completou. "É uma honra ver nesta Casa Legislativa tantos homenageados que abrangem uma pluralidade de áreas de atuação".

Na mesma linha, o vereador Moacir da Silva, autor da Resolução nº 304/2011 que criou a medalha Infância Protegida, reforçou o discurso em prol do amor, o mesmo que Frei Antônio Frinken teve ao sair da Alemanha para praticar em São José. "Essa medalha foi instituída para exemplificar a força do amor de um homem que saiu da Alemanha e veio se dedicar a uma comunidade. Todos aqui dedicam o seu amor, da sua maneira, a resgatar e inserir pessoas. E só existe uma maneira de transformarmos uma sociedade: é com a educação permeada com amor e profundo sentimento que transfere ao outro a certeza que ele é amado, que tem valor", disse.

Já Andrea Irany Pacheco Rodrigues, falando em nome dos homenageados da noite, destacou a importância da medalha como forma de inspirar mais ações em prol das crianças. "Espero que essa homenagem reforce a importância da infância protegida, repercuta no coração de vocês e enfatize nos gestos que os trouxeram aqui, mas também que sirva de exemplo para outras tantas pessoas", frisou.

Criada pela Resolução nº 304/2011, a Medalha Infância Protegida -  Frei Antônio Frinken reverencia aquele que foi um sacerdote franciscano por cerca de 40 anos e prestou serviços sociais à comunidade josefense. As maiores preocupações do Frei Antônio Frinken eram com a inserção social, a educação e o acolhimento das crianças.

Homenageados:

• Ver. Abel Veiga - Andrea Irany Pacheco Rodrigues