19/02/2019 | Atualizado em (19/02/2019 - 15:55) Notícias, arquivo de notícias

Vereadores destacam segurança e infraestrutura em Sessão Ordinária

A Sessão Ordinária de segunda-feira, 18, na Câmara Municipal de São José, apresentou ampla diversidade de temas durante as manifestações em Tribuna. Apenas no Expediente, cinco parlamentares fizeram o uso da palavra para discorrer sobre Central de Triagem, famílias que pegam alimentos no Ceasa, acidentes na SC-281, eleições da Mesa Diretora, BR-101, moradores de rua, entre outros assuntos.

Primeira a usar a Tribuna, a vereadora Sandra Martins (PSDB) pediu ao presidente Michel Schlemper (MDB) a reinstalação da Comissão para tratar da construção da Central de Triagem em São José. Os trabalhos, iniciados em meados de 2018, foram finalizados no término do ano, mas, segundo o vereador Michel Schlemper, serão retomados em breve.

Em seguida, o vereador Alexandre Rosa (DEM) destacou que, a partir de 9 de abril, as famílias proibidas de retirarem alimentos do Ceasa, poderão fazer seus cadastros no local para garantirem as frutas. "O Ceasa abre das 13h em diante e essas pessoas podem ir pela manhã recolher os alimentos, levar para casa, lavar e comer. Aquelas famílias sobrevivem daquilo, pois muitas delas não tem o conduto. Com essa proibição, mais de 200 famílias estão no prejuízo", lamentou.

Por sua vez, o vereador Reinaldo Neckel (DEM) expôs relatos de moradores do bairro Roçado acerca da crescente presença de andarilhos e pessoas em situação de rua. "Eles saíram de Campinas e do Kobrasol e se apossaram do bairro Roçado. Os moradores estão apavorados. Na rua Joao Grumiche está demais, pois esses andarilhos carregam tudo o que veem pela frente, chegando a roubar a fiação do posto de saúde do Roçado", frisou.

Já o vereador Jair Costa (PSD) voltou a falar sobre a SC-281, rodovia onde no sábado e na segunda-feira morreram dois motociclistas. "Estávamos bem contentes com as lombadas que foram construídas, pois não havia ocorrido mais acidentes, mas infelizmente no sábado e na segunda-feira aconteceram dois com vítimas. Uma mulher se perdeu com sua moto e bateu num muro e um homem também de moto atropelou um cavalo. É muito triste a gente falar novamente da SC-281 e relatar esses óbitos que lá aconteceram", destacou.

Por fim, o vereador André Guesser (PDT) encerrou o horário do Expediente levando consigo o Regimento Interno da Câmara Municipal de São José para demonstrar sua contrariedade à decisão da justiça sobre a eleição da Mesa Diretora da Casa. "Decisão de juiz a gente tem que cumprir, mas não precisa concordar e eu discordo veementemente da interpretação do magistrado", ressaltou.

Na mesma Sessão, os parlamentares ainda mencionaram a possibilidade de o trecho norte da BR-101, entre Palhoça e São José, ter o acostamento transformado em terceira pista; bem como a contrariedade do Legislativo na construção da Central de Triagem no município.

A próxima Sessão Ordinária está marcada para quarta-feira, 20, a partir das 16h.

• Veja a Sessão na íntegra: