07/12/2018 Notícias, arquivo de notícias

Presidente da Câmara apresenta relatório de gestão ao Legislativo, Executivo e Judiciário

Em evento realizado no Plenário da Câmara Municipal de São José, o presidente do Legislativo, Orvino Coelho de Ávila, apresentou relatório de sua gestão referente ao quadriênio 2015-2018. Além dos servidores da Casa, o ato foi prestigiado por representantes do Executivo (prefeita Adeliana Dal Pont e vice Neri Amaral), Judiciário, Tribunal de Contas, além de diversos parlamentares.

"É mais do que natural, principalmente nos tempos atuais, de que a gente faça uma apresentação e mostre um relatório daquilo que se fez, que está se fazendo, para saber se está bom, o que precisa melhorar. Isso é uma evolução", avaliou Orvino, cujo mandato à frente do parlamento se encerra no próximo dia 20 de dezembro.

Ao longo de pouco mais de uma hora, três servidores fizeram um balanço com dados e números da gestão nos últimos quatro anos. Áreas como jurídico, financeiro e direção geral apresentaram os desafios do período e a evolução após o quadriênio.

Primeiro a fazer uso da palavra, o Procurador-Geral da Câmara, Edmo Cidade de Jesus, recordou os desafios iniciais que passaram pela reorganização funcional da Casa, culminando com o Concurso Público realizado em 2016, bem como com a Lei nº 68/2015 atualizando o plano de cargos e salários do Legislativo.

Em seguida, a Diretora-Geral, Elóia Rosa da Silva Oliveira, citou a reorganização administrativa da Casa, bem como a criação de grupos de trabalho a fim de solucionar questões internas. "Esse recurso de atuar com grupos de trabalho, colocando os próprios funcionários para executar os serviços, é muito interessante. Foi motivador porque o próprio funcionário acabou se envolvendo com o trabalho, com aquilo que ele iria enfrentar no dia a dia e o próprio funcionário trouxe as soluções", admitiu.

Por fim, o servidor responsável pela contabilidade, Wilmar Hinckel, apresentou a evolução das despesas da Câmara ao longo dos anos. Foram demonstrados os balanços e devoluções realizadas pelo Legislativo ao Executivo que, ao final de 2018, chegarão aos R$ 40 milhões.

Atualmente, a Câmara Municipal de São José possui 28 servidores efetivos, além de outros três concursados em vias de serem nomeados. "A maior obra que eu deixo aqui é uma equipe de carreira para tocar a Casa pelos próximos 25 anos", finalizou Orvino.