05/12/2018 Notícias, arquivo de notícias

Memorial "Carlos Acelino Pereira" é inaugurado na Câmara Municipal de São José

Em noite de homenagens, emoção e reconhecimento, a Câmara Municipal de São José inaugurou, nesta terça-feira (04), seu Memorial denominado "Carlos Acelino Pereira", além da galeria de fotos do ex-presidentes "Walter Borges". Ambos ficam no 2º pavimento do Legislativo e foram contemplados por dezenas de pessoas, entre parlamentares, ex-vereadores, servidores e familiares dos homenageados.

Antes dos descerramentos de placas e faixas, houve uma Sessão Comemorativa no Plenário a fim de relembrar a trajetória do ex-vereador Carlos Acelino, o popular Carlinhos. "Na minha opinião e na de quem lida com a cultura, até pela história e conhecimento da cidade, não poderia ter um nome melhor. Se todas as vezes a gente conseguisse colocar um nome da estatura do Carlinhos, estaríamos muito bem representados", salientou o presidente do Legislativo, vereador Orvino Coelho de Ávila que ainda ressaltou o início do Memorial como sendo de forma modesta, mas uma maneira de dar sua a contribuição à Câmara.

Quem também fez uso da palavra, representando a família, foi o ex-vereador e sobrinho de Carlos Acelino, Fernando Anselmo. Ele citou os três anos de falecimento do tio e a emoção ao recordar as histórias do saudoso parlamentar, agora imortalizado pela Câmara. "Hoje, quando cheguei aqui, aquela emoção foi retomada, pois ele é uma pessoa insubstituível na história de São José por tudo o que fez, pelos cargos que ocupou. Nós, da família, conhecemos o outro lado do Carlinhos. Ele era uma pessoa coração total. Tudo o que fazia era com o coração, muitas vezes nem pensava nas consequências, por isso está hoje aqui marcado", disse.

Da mesma forma, o vereador Michel Schlemper, que conviveu por anos com Carlos Acelino, citou o amigo, destacando o Memorial que leva seu nome. "É um início, mas em pouco tempo teremos uma grande galeria. Muitos vão contribuir, especialmente o pessoal mais antigo e até a própria família do Carlinhos. Com certeza, até hoje ele nos deixa muita saudade", frisou, revelando o desejo de homenageá-lo com a conclusão e lançamento do livro de sua vida.

Compuseram a Mesa Diretora: familiares de Carlos Acelino; o prefeito de São Pedro de Alcântara, Ernei José Stahelin; ex-prefeitos de São José, Dioceles Vieira e Germano Vieira; além de ex-vereadores Elenita Koerich e Adi Xavier Castro.

Memorial Carlos Acelino Pereira

Instituído pelo Projeto de Resolução nº 005/2017, o Memorial da Câmara Municipal de São José está localizado no prédio do parlamento, sendo aberto à visitação e composto por meio de doação e legado de atas, vídeos, fotos, matérias jornalísticas, escriturações, entre outros itens.