25/10/2018 | Atualizado em (25/10/2018 - 17:08) Notícias, arquivo de notícias

CMSJ aprova recebimento de áreas para desafogar trânsito e ampliar espaço escolar

A Câmara Municipal de São José aprovou, nesta quarta-feira (24), a doação e permuta de áreas a fim de contribuir para a mobilidade urbana e a ampliação de espaço escolar. De acordo com os Projetos de Lei nº 114 e 117/2018, o município recebe cerca de 4.200 m² de parte de terreno da família Vieira, na Praia Comprida, e 190,35 m² em terreno ao lado do CEI Araci Olívia da Silva, no Kobrasol.

As matérias foram discutidas e aprovadas nas últimas duas Sessões Ordinárias realizadas no parlamento josefense. Foi deste, aliás, que partiram as tratativas para viabilizar os projetos, enquanto seu presidente, o vereador Orvino Coelho de Ávila (PSD), ocupava interinamente a prefeitura, entre julho e agosto.

Doação de terras na Praia Comprida (PL nº 114/2018)

De acordo com o projeto, o município receberá, por doação, cerca de 4.200 m² de parte de terreno da família Vieira, na Praia Comprida. O objetivo, segundo o presidente do Legislativo, é contribuir com a mobilidade urbana na região.

"Quando se mudou o trânsito ali na Praia Comprida, criou-se um problema e não tivemos a conscientização necessária para se fazer a alteração aos poucos. Aprendi com o Zefiro Giassi que rua você não tranca, você abre. Assim, agradeço à família Vieira pelo bom senso", ressaltou Orvino.

Da mesma forma, diversos parlamentares ressaltaram a importância do gesto e o quanto isso vai significar para a região. "Tomara que seja feita não só uma via de entrada, mas também de saída que possa cair na marginal. É uma hipótese de transferir o fluxo para o outro lado e melhorar aquela região", disse Moacir da Silva (PSD), tendo sua fala acompanhada por Carlos Eduardo Martins (PSD). "Essa doação chega num momento fundamental não só para a Praia Comprida, mas para toda a cidade".

Já o vereador Antônio Lemos (MDB) citou a importância de se ouvir a comunidade e os empresários locais na discussão da parte técnica da via, enquanto o vereador Clonny Capistrano (MDB) mencionou o dedo da Câmara nesta e em outras obras.

"O primeiro passo foi dado enquanto um parlamentar assumiu a prefeitura e num curto período de tempo conseguiu agilizar uma situação que era necessária para o município. Esse é um projeto que tem o carimbo da Câmara, como vários outros", destacou Clonny, ainda completando. "Que a gente possa resolver outras questões também, como essa de mobilidade em vários bairros, entre os quais Praia Comprida, Forquilhinha, Fazenda Santo Antônio e Centro Histórico", analisou Clonny.

Permuta de área no Kobrasol (PL nº nº 117/2018)

Outro projeto, aprovado pelo Legislativo, autoriza o Executivo a permutar áreas pertencentes ao município. Dessa forma, São José troca parte de uma servidão por um espaço de terra ao lado do CEI Araci Olívia da Silva, ambos no Kobrasol.

"A gente tem condições de recuperar algumas áreas e dar a destinação merecida. Se há de ficar com um particular, então que se dê a destinação a uma entidade, como se está fazendo aqui agora. Tem muitas áreas nessa situação que podemos recuperar, fazer um levantamento criterioso, torná-la de domínio público para uso da população", avaliou o vereador Orvino Coelho de Ávila.

Ainda, de acordo com a vereadora Méri Hang, esta "troca" vai permitir a ampliação da área utilizada pelo Centro de Ensino, colaborando para o bem-estar das crianças e o desenvolvimento educacional.

"Na verdade, o Centro de Educação Infantil não tem o devido espaço para a prática coletiva. É um negócio que quem vai sair lucrando é a prefeitura e as crianças do Centro Infantil Araci Olívia da Silva, atrás do Mundocar", frisou a parlamentar.

A próxima Sessão Ordinária acontece na segunda-feira, 29, a partir das 16h.