11/10/2018 | Atualizado em (11/10/2018 - 16:55) Notícias, arquivo de notícias

Outubro Rosa: Câmara recebe palestra sobre prevenção ao câncer de mama

Nesta quinta-feira, 11, a Câmara Municipal de São José sediou palestra sobre conscientização e prevenção ao câncer de mama, ministrada pela enfermeira da Secretaria de Saúde de São José, Kellen Cristina Silva, e pelos alunos do curso de enfermagem da Faculdade Anhanguera.

A palestra alertou sobre a importância do diagnóstico precoce, sendo destacada pelo presidente da Câmara, vereador Orvino Coelho de Ávila."É fundamental que essas ações sejam cada vez mais frequentes para que possamos reduzir os índices da doença", disse.

Durante o evento, foi explicado aos presentes como o câncer se desenvolve e que exames podem detectá-lo ainda no início. Os palestrantes abordaram ainda a questão psicológica que envolve pacientes, familiares e amigos.

Câncer de Mama

O câncer de mama é uma doença causada pela multiplicação de células anormais da mama, que formam um tumor. Há vários tipos de câncer de mama. Alguns tipos têm desenvolvimento rápido enquanto outros são mais lentos. Para o Brasil, estimam-se 59.700 casos novos de câncer de mama, para cada ano do biênio 2018-2019, com um risco estimado de 56,33 casos a cada 100 mil mulheres.

Sem considerar os tumores de pele não melanoma, esse tipo de câncer também é o primeiro mais frequente nas mulheres das Regiões Sul (73,07/100 mil), Sudeste (69,50/100 mil), Centro-Oeste (51,96/100 mil) e Nordeste (40,36/100 mil). Na Região Norte, é o segundo tumor mais incidente (19,21/100 mil).