09/10/2018 | Atualizado em (09/10/2018 - 16:09) Notícias, arquivo de notícias

Educandário Santa Catarina e Olimprocasa são agraciados

Na Sessão Ordinária desta segunda-feira, 08, dois projetos de cunho social foram aprovados pela Câmara Municipal de São José. São eles: declaração de utilidade pública do Educandário Santa Catarina e inclusão no calendário oficial da "Olimprocasa".

Educandário Santa Catarina

Localizado no bairro Roçado, o Educandário funciona há 81 anos e atualmente lida com a Educação Infantil e Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos. A instituição já possui a utilidade pública em Florianópolis e em Santa Catarina, mas ainda não em São José. Dessa forma, a votação irá estender esta concessão à entidade.

"Com as novas leis do marco regulatório se faz necessária a utilidade pública do município de São José, que é onde eles atendem a demanda de crianças de 0 a 6 anos e mais o fortalecimento de vínculos", explicou a vereadora, também autora do projeto, Méri Hang (PSD).

A importância do trabalho desenvolvido ainda mereceu destaque dos vereadores Alini Castro (MDB) e Antônio Lemos (MDB), ambos ressaltando o reconhecimento concedido pela Câmara. "Temos que destacar não só o trabalho realizado, mas os resultados alcançados e quão expressivo é o trabalho carinhoso e cuidadoso com as crianças", frisou Lemos.

Olimprocasa

As Olimpíadas do bairro Procasa, criadas em 1991, foram destacadas na Tribuna na Sessão Ordinária desta segunda-feira em virtude do projeto que as institui no calendário oficial de São José.

Criador dos jogos e autor do PL nº 138/2018, o vereador Marcos Canetta (DEM) mencionou alguns dos mais de mil atletas que passaram pelo evento nestes 28 anos, como o volante Rudinei (ex-Figueirense, Avaí, Grêmio e futebol asiático), Leandro Régis (campeão nacional de vôlei), William (ex-Malwee e seleção brasileira de futsal), entre outros tantos que se tornaram cidadãos, como o próprio vereador Michel Schlemper.

"Em 1991, nós criamos as Olimpíadas da Procasa, os jogos comunitários contra as drogas e o analfabetismo. Nossa lema é ame o seu filho antes que o traficante o adote. Esportes sim, drogas não. Ainda contamos com o apoio do SESI e da FIESC", ressaltou o vereador Marcos Canetta.

Da mesma forma, o vereador Edilson Vieira (PSDB) destacou o cunho social do evento. "É de suma importância trazer o esporte a essa comunidade, pois é através dele que vamos tirar muita gente das drogas", finalizou.

O PL nº 138/2018 ainda volta ao Plenário para segunda discussão e, caso aprovado, segue para sanção do Executivo.

A próxima Sessão Ordinária ocorre na quarta-feira, 10, a partir das 16h.