07/08/2018 Notícias, arquivo de notícias

Vereadores destacam realizações e projetam próximos meses na Câmara

A primeira Sessão Ordinária na Câmara Municipal de São José, após o recesso de julho, ocorreu nesta segunda-feira, 6 de agosto, com prestações de contas e projeções para os próximos meses. Durante as manifestações na Tribuna, os vereadores destacaram questões da administração pública e propostas para o futuro da cidade.

Primeiro a fazer uso da palavra no Expediente, o vereador André Guesser (PDT) citou consulta ao Tribunal de Contas do Estado acerca do Decreto nº 9944/2018, que prevê gratificações aos fiscais do município. "A prefeitura não pode conceder gratificação através de decreto, mas por lei por ter impacto na folha de pagamento. Neste caso, o TCE julgou improcedente nossa reivindicação, mas cabe ao Legislativo cobrar do Executivo que encaminhe logo essa matéria para que seja regulamentada por lei", ressaltou.

Já a vereadora Cristina de Sousa (PRB) agradeceu a presença dos demais parlamentares no evento realizado na prefeitura, na última quinta-feira, quando um vídeo da Guarda Municipal com instruções aos surdos fora apresentado. "É muito bom ver vereadores unidos em prol de uma causa independente de partido", agradeceu.

Por fim, os vereadores Túlio Maciel (PSC) e Orvino Coelho de Ávila (PSD), fizeram um balanço das últimas atividades e projetaram os próximos passos. "Fiz um apanhado dos meus projetos de lei nesta Casa e destaco três deles: introdução do compliance (normas combate corrupção) no poder público municipal, execução do hino nacional nas escolas públicas e privadas e a implantação da engenharia pública e gratuita a famílias de baixa renda que vivem em áreas de vulnerabilidade social", elencou Túlio.

Da mesma forma, o vereador Orvino Coelho de Ávila, prefeito em exercício entre meados de julho e início de agosto, agradeceu aos demais parlamentares pela confiança e citou realizações durante sua jornada na prefeitura. "Lançamos um parque no Loteamento Renata, algo que desejo progredir e levar ao bairro Ipiranga; também viabilizamos uma área de mais de 4 mil metros para ligação entre a marginal leste da BR 101, ligando a Praia Comprida ao Centro Histórico, projeto que já está na Casa", citou, ressaltando a representatividade dos vereadores enquanto exerceu a função no Executivo. "Foi uma honra, uma satisfação. Procurei trabalhar bastante no sentido de corresponder aos anseios dos vereadores, afinal é o Legislativo que lá estava", finalizou.

A próxima Sessão Ordinária acontece na quarta-feira, 8 de agosto, às 16h.