07/08/2018 Notícias, arquivo de notícias

Câmara cria Galeria Feminina "Vereadora Albertina Krummel Maciel"

A Galeria Feminina na Câmara Municipal de São José, onde serão dispostas fotos de ex-vereadoras, chamar-se-á Vereadora Albertina Krummel Maciel. A proposta foi aprovada de forma unânime durante Sessão Ordinária realizada nesta segunda-feira, 6 de agosto, véspera do aniversário de 12 anos da Lei Maria da Penha (nº 11340/06).

Além de prestarem homenagem à primeira presidente do Legislativo catarinense, entre 1963 e 1964, os parlamentares mencionaram o exemplo que a mulher josefense pode transmitir à sociedade. "Essa lembrança ao nome de Albertina mostra que a cidade tem potencial de ser protagonista na participação direta das mulheres. Temos uma prefeita reeleita e quatro vereadoras, enquanto na Capital há somente uma", destacou o vereador Carlos Eduardo Martins (PSD), que ainda trouxe à Tribuna o alarmante número de crimes contra a mulher no estado. "Mesmo nos tempos atuais, o índice de feminicídios é assustador e Santa Catarina é líder neste triste crime", lamentou.

Já o vereador Clonny Capistrano (MDB) recordou que a Câmara Municipal de São José entrega, no mês de março, a mulheres que se destacam na cidade, a medalha Albertina Krummel Maciel. "A proposta da galeria é da Mesa Diretora, mas a ideia de batizá-la surgiu justamente na época da Sessão Solene em homenagem ao Dia da Mulher. Dessa forma, iremos prestigiar as vereadoras que já passaram por esta Casa e daremos enfoque às mulheres que fazem parte da atual legislatura", ressaltou.

Por fim, o vereador Túlio Maciel (PSC), parente de Albertina, agradeceu a lembrança proposta pelo parlamento josefense. "Como neto, me sinto orgulhoso por mais essa homenagem", disse.

A Galeria Feminina na Câmara Municipal de São José será criada com a finalidade de contribuir com o reconhecimento da importância da participação da mulher nos aspectos social e político, resgatando a história das 17 parlamentares no Legislativo municipal. Além da publicação das fotos de vereadoras, seus currículos e realizações serão citados nas visitas guiadas ao público.