06/08/2018 Notícias, arquivo de notícias

Vídeo em libras para atendimento da Guarda Municipal no trânsito facilita comunicação

Na última quinta-feira, 02, a Guarda Municipal de São José apresentou vídeo em libras que traz acessibilidade aos surdos num atendimento em abordagem no trânsito. Nele, o surdo e doutor em linguística, Deonisio Schmitt está vestido com a roupa da Guarda interpretando palavras direcionadas ao trânsito, construídas juntamente com a equipe da corporação.

"Agradeço ao Prefeito interino Orvino Coelho de Ávila por ter aberto as portas do gabinete para este momento único, pois São José será a primeira cidade em Santa Catarina com acessibilidade para os surdos com a Guarda Municipal. Já fizemos o vídeo com a Polícia Militar e agora vamos fazer uma entrega oficial para a Guarda Municipal de São José para depois levarmos a todas as cidades de Santa Catarina", declarou a vereadora Cristina de Sousa (PRB), percursora da iniciativa em 2017 numa parceria com o Comandante da Policia Militar de Santa Catarina, Araújo Gomes.

Já o prefeito em exercício na época, Orvino Coelho de Ávila, elogiou a atitude dos parlamentares capitaneados pela Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência na Câmara de Vereadores. "A inclusão se faz através de ações, pois esse pessoal tem capacidade, mas às vezes nós é que não damos condições. A comunicação é fundamental, pois se não há condições de se comunicar, o cidadão fica perdido, por isso o poder público tem que fazer sua parte", salientou Orvino.

Ver. Cristina de Sousa ao lado do doutor Deonisio Schmitt, de intérprete em libras e do então prefeito em exercício, Orvino de Ávila

Da mesma forma, a vereadora Alini Castro (MDB), representando a Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência citou a importância do Legislativo nesse projeto. "É muito importante a gente participar e verificar a necessidade de cada um para que as pessoas se sintam acolhidas com esse projeto", destacou.

Já o Diretor Político Nacional da Federação de Integração dos Surdos (FENEIS), André Reichert, frisou os direitos dos surdos à informação. "Esse é o momento de nós, como cidadãos, termos equivalência no acesso à informação, um direito pleno e completo. Parabenizo a Guarda Municipal por esse momento e o apoio dado haja vista que, anteriormente, o surdo era prejudicado", disse.

Ainda fizeram parte da cerimônia, diversos secretários municipais, os vereadores Sanderson de Jesus, Clonny Capistrano, Sandra Martins, Reinaldo Neckel, Carlos Eduardo Martins, Méri Hang, bem como o Capitão Renê Farias, do 7º Batalhão da Policia Militar, o Comandante da Guarda Municipal, Marcelo Luiz de Souza. Além deles, estiveram ainda presentes representantes das comunidades surda e cega, como as estudantes de Libras da UFSC, Deise Clea Leonel e Larissa Helena Pinho, os professores mestrandos em Letras, Juliana Tasca Lohn e Jaqueline Boldo, o 1º surdo doutor em linguística do país, Deonisio Schmitt, as intérpretes Marliza e Mácia Bruch, a modelo especial plus size, Pamela Carolina de Andrade e o representante dos cegos de todo o Brasil, Habdel Hussein.