11/07/2018 Notícias, arquivo de notícias

Câmara celebra os 80 anos do Ipiranga Futebol Clube nesta quinta-feira

Os 80 anos do Ipiranga Futebol Clube serão lembrados na Câmara Municipal de São José, nesta quinta-feira, às 19h, em Sessão Comemorativa. Serão homenageados ex-atletas e dirigentes históricos de um dos principais clubes do futebol amador da Grande Florianópolis, especialmente entre as décadas de 40 e 60.

Nomes como Arnoldo Souza (In Memoriam), Valério Matos, Waldemar Matos, Telmo José Domingues e João Jacó de Souza serão condecorados pelo Legislativo josefense, que atualmente está situado no exato local onde era o campo do Ipiranga FC no Centro Histórico.

A data ainda renderá uma exposição com fotos históricas do pesquisador Osni Machado no segundo pavimento da Câmara Municipal de São José. A galeria deve seguir disponível à visitação do público durante o evento.

Ipiranga FC

Fundado em 1938 por Arnoldo Souza, Altino Pereira e Áureo Ferreira de Melo, o Ipiranga Futebol Clube em pouco tempo se tornou uma das mais respeitadas equipes do futebol amador na Grande Florianópolis. Seu ápice foi nas décadas de 40, 50 e 60, quando passou a ser conhecido como "Leão da Várzea".

O último jogo do Ipiranga, em São José, no velho campo da praça, aconteceu em 17 de maio de 1970, contra o Grêmio Esportivo Nilo Peçanha. A despedida de sua casa (onde hoje está situada a Câmara de Vereadores), terminou com uma goleada de 8 a 1. Mesmo inativo, o Ipiranga FC não foi extinto e chega, em 2018, aos 80 anos.

• O quê: Sessão Comemorativa 80 anos do Ipiranga Futebol Clube
  • Quando: Quinta-feira, 12 de julho, às 19h
  • Onde: Câmara Municipal de São José - Praça Arnoldo de Souza, 38, Centro Histórico