12/06/2018 Notícias, arquivo de notícias

Câmara aprova inclusão da Semana de Proteção aos Animais no calendário de São José

A Câmara Municipal de São José aprovou nesta segunda-feira, 11, o parecer da Comissão de Constituição, Justiça e Redação ao Projeto de Lei n.º 081/2015. A matéria trata da inclusão no calendário oficial da Semana de Proteção aos Animais a ser celebrada nas proximidades do dia 4 de outubro, em referência ao Dia de São Francisco de Assis, o protetor dos animais e do Meio Ambiente.

Autora do PL, a vereadora Sandra Martins (PSDB) explicou a importância do tema, mencionando casos recentes de maus tratos a cachorros e cavalos na cidade. "Que essa lei faça a gente discutir e enfatizar mais no nosso município a proteção animal, pois ainda há muito por se fazer", destacou, relembrando Comissão criada na Legislatura passada que deu origem ao PL.

De acordo com o texto da proposta, a Fundação Municipal do Meio Ambiente e Secretaria de Desenvolvimento Sustentável coordenarão a programação da Semana Municipal de Proteção aos Animais. O foco será proporcionar a informação, a promoção e a realização de campanhas voltadas para o bem estar e a saúde dos animais através de campanhas de vacinação, de adoção, de atendimento veterinário e de combate aos maus tratos.

A causa também foi defendida por demais parlamentares como o vereador Nardi Arruda (PSD), autor de matéria de teor semelhante e pelo vereador Michel Schlemper (PMDB). "Em outubro, estaremos próximos da discussão do orçamento, então espero que sejam incluídos recursos para área de proteção animal, pois os particulares estão gastando do próprio bolso para aquilo que o poder público não faz", frisou Michel.

Da mesma forma, o vereador Antônio Lemos (PMDB) enfatizou o trabalho dos cuidadores e chamou a atenção para outros projetos aprovados, mas não colocados em prática. "Nós precisamos dar atenção, suporte e apoio aos cuidadores e o cuidado aos animais na cidade de São José. Espero que essa matéria não tenha o mesmo fim de outros projetos votados nesta Casa. Todos muito importantes, mas não colocados em prática", finalizou.

O PL nº 81/2015 volta para segunda discussão e, se aprovado, segue para comissão de mérito.

A próxima Sessão Ordinária acontece na quarta-feira, 13, às 16h.