10/05/2018 Notícias, arquivo de notícias

Na Tribuna: Vereadores destacam importância de ida a Brasília na conquista de investimentos

Durante o Expediente na Sessão Ordinária desta quarta-feira, 9, na Câmara Municipal de São José, o roteiro em Brasília realizado na última semana de abril pelos vereadores Michel Schlemper (PMDB), Moacir da Silva (PSD) e Orvino Coelho de Ávila (PSD), presidente do Legislativo, ganhou destaque na fala dos parlamentares. A jornada incluiu presença dos representantes josefenses na XVI Marcha dos Vereadores; na Câmara e Senado Federal; no Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações; no Ministério do Turismo e ainda no Fórum Parlamentar Catarinense.

Coube ao vereador Moacir da Silva explicar a relevância de estar presente na Capital Federal para apresentar pessoalmente as reivindicações de São José. "Quando se faz um pedido e ele é enviado por escrito é uma coisa, mas indo diretamente aos Ministérios, soa diferente. Em uma das reuniões a qual participamos, estivemos no Fórum Parlamentar Catarinense que lida com a questão do Contorno Viário da Grande Florianópolis. Lá recebemos informações as quais saberíamos posteriormente pelo jornal. Por isso, a importância de nos anteciparmos. Naquele dia estavam discutindo as intervenções, travessias e passarelas para minimizar os possíveis problemas e desafogar o trânsito da região", destacou o parlamentar.

Entre as demandas apresentadas pelo trio josefense, o vereador Moacir destacou o gargalo na avenida central do Kobrasol. "Solicitamos que na travessia do Kobrasol para o outro lado seja feito mais um túnel, pois o trânsito fica estrangulado como ocorre na saída do hospital da Unimed. Se nós não conseguirmos isso agora e eles duplicarem a Via Expressa sem isso, iremos demorar quanto tempo para desafogar aquela região?", frisou.

Da mesma forma, o vereador Edilson Vieira (PSDB) enfatizou a necessidade de ir a Brasília buscar recursos e investimentos para a cidade. "Como diz o velho ditado: quem não é visto não é lembrado. Por que nosso município tem os piores viadutos? Porque não tem representação nossa lá cobrando. Palhoça tem bons viadutos porque tem gente lá cobrando", disse.

A fala de ambos foi ratificada pelo presidente do Legislativo, Orvino Coelho de Ávila (PSD), pedindo maior representatividade de São José no cenário nacional. "Talvez seja fruto do nosso próprio desleixo porque aqui temos a cultura, infelizmente, de ou sou eu, ou não pode ser o outro. A gente tem que aprender a se unir. Todos têm suas demandas, mas que um ajude o outro para a coisa possa acontecer. Por isso, vamos a Brasília tratar na fonte e consequentemente não tenho dúvida que o resultado vai ser outro. E nós vamos acompanhar mais de perto. Nós vamos fazer uma alternância e ir atrás das coisas", destacou.

Na ocasião, o roteiro em Brasília incluiu solicitações quanto ao andamento das obras e o futuro trevo de Forquilhas e as interferências negativas quanto a mobilidade urbanas na região do Roçado, Kobrasol e Forquilinhas; busca por informações a respeito das emendas para o município de São José;  revitalização dos pórticos municipais e do Centro Histórico; recursos às entidades como a Associação dos Voluntários do Hospital Regional e a APAE; além da efetivação do canal público josefense TV Câmara.

A próxima Sessão Ordinária acontece na segunda-feira, 14, às 16h.