28/03/2018 Notícias, arquivo de notícias

50 anos: Escola Altino Flores é homenageada na Câmara Municipal de São José

Nesta terça-feira, 27/03, a Câmara Municipal de São José sediou Sessão Comemorativa em alusão aos 50 anos da Escola Altino Corsino da Silva Flores, localizada no bairro Santos Dumont, na Procasa. O evento reuniu alunos, professores, diretores e gente que fez a história da instituição em meio século de existência. Também estiveram presentes os vereadores Abel Veiga - proponente da Sessão -, Michel Schlemper, Méri Hang, Reinaldo Neckel e Sandra Martins, além de representantes da Secretaria Municipal de Educação, pais e comunidade.

"Parabéns à Escola Altino Flores. Que venham mais 50 anos. A Câmara de Vereadores está ao lado da população e dos professores que são a base de tudo", declarou o vereador Abel Veiga, agradecendo aos demais parlamentares por aprovarem a realização da Sessão de forma unânime.

Confira a galeria completa em: https://www.facebook.com/camarasj/

A Escola Básica Municipal Professor Altino Corsino da Silva Flores foi fundada em 1968 em um prédio de madeira, localizado no Bairro Procasa, na divisa com Florianópolis. Segunda escola mais antiga de São José, ela leva o nome do escritor catarinense e fundador da Academia Catarinense de Letras. Atualmente, conta com um total de 550 alunos sob a gestão das professoras Silvia Regina Bastos Silva e Sonali Thiesen Lehmkuhl.

"Há dez anos, quando escolhi a Escola Altino Flores, não sabia o que iria encontrar. Para quem veio de uma realidade de uma escola particular, chegar a uma escola localizada em uma área com tanta vulnerabilidade social para trabalhar como auxiliar de ensino, a princípio, me levantou muitas dúvidas. Mas com o tempo, a receptividade de cada sorriso, o calor de cada abraço, o cumprimento de cada familiar me mostrou o quanto nosso trabalho é fundamental na vida dessas pessoas", recordou a Diretora Geral, Silvia Regina Bastos Silva.

Da mesma forma, a professora Sonali Thiesen Lehmkuhl, que nos últimos 20 anos participou de três gestões na instituição, frisou o avanço conquistado com a adoção do ensino integral. O pioneirismo na prática em São José foi reconhecido com o Prêmio Gestão Escolar em 2016. "Hoje você não tem uma criança na rua ou na esquina. As crianças estão dentro da escola. Estes frutos não vou colher como educadora, mas como cidadã, moradora e participante da Procasa", destacou.

Já a aluna do 9º ano, Mirely, falou em nome dos estudantes que frequentaram as galerias, além de se apresentaram com o coral da escola. "Dizem que o Altino era uma casinha de madeira. Hoje eu tenho sala de informática, sala de vídeo, eu estudo inglês, jogo xadrez e pratico capoeira. Tenho prática de leitura, aula passeio, dia do abraço. Faço a caminhada da paz e sou até estrela na revista da escola", disse.

Além das falas em Tribuna, a Sessão Comemorativa homenageou professores, ex-diretores e parlamentares.

Homenageados

• Laurita Bernadete de Azevedo - 1ª Diretora da Escola
  • Márcia Marina Vidal - Coordenadora da Educação de Jovens e Adultos
  • Fábio Augusto de Oliveira - Coordenador de Esportes e professor de Capoeira