12/03/2018 | Atualizado em (12/03/2018 - 19:17) Notícias, arquivo de notícias

Câmara mais feminina do Brasil, São José cria Bancada Feminina e galeria de vereadoras

Durante a Sessão Solene em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, o presidente da Câmara Municipal de São José, vereador Orvino Coelho de Ávila, assinou a criação da Bancada Feminina e o Projeto de Resolução para instalação da galeria com as 17 vereadoras da história do parlamento.

"Trata-se de uma reivindicação das vereadoras. Eu não disse a elas que iria fazer, mas é algo merecido. Que isso sirva de incentivo e de motivação para que cada vez mais mulheres estejam na vida pública", afirmou o presidente da Câmara, vereador Orvino Coelho de Ávila.

Atualmente, a Casa possui no quadro de efetivos 14 homens e 13 mulheres. Nos comissionados da administração são cinco homens e oito mulheres. A diretora geral, a diretora administrativa, a responsável pelo Legislativo, a chefe de gabinete e a diretora de comunicação social são mulheres. Dos comissionados de gabinete são 32 homens e 23 mulheres, numerou o presidente do Legislativo qualificando a Casa como a "Câmara mais feminina do Brasil".

Na Legislatura 2017-2020 foram eleitos 19 vereadores, sendo 4 mulheres. Três delas compõem a Mesa Diretora: Sandra Martins (vice-presidente), Méri Hang (1ª secretária) e Cristina de Sousa (2ª secretária). Além disso, o parlamento ainda conta em seus quadros com a vereadora Alini Castro.