09/03/2018 | Atualizado em (09/03/2018 - 19:18) Notícias, arquivo de notícias

Câmara Municipal de São José presta homenagens no Dia Internacional da Mulher

Emoção e reconhecimento marcaram a noite de quinta-feira, 8 de março, na Câmara Municipal de São José. Destacado por ter a maior representatividade feminina no estado, o legislativo condecorou com a medalha Albertina Krummel Maciel 17 mulheres por relevantes serviços prestados ao município. A Sessão Solene ainda apresentou homenagens às vereadoras componentes da Mesa Diretora e a um seleto grupo que foi da jovem Bianca Mendonça, 28 anos, a Orosinda Josten de 97.

"A celebração deste dia constitui uma oportunidade de prestar justo tributo de reconhecimento às mulheres pela luta que empreendem com coragem e determinação em defesa de seus direitos, suas vitórias e suas conquistas", frisou a vereadora Méri Hang, que na ocasião comandou os trabalhos.

Já o presidente da Câmara Municipal de São José, vereador Orvino Coelho de Ávila, relatou que das 17 parlamentares que passaram pelo legislativo, ele só não foi colega de Albertina Krummel Maciel, primeira presidenta de uma Câmara em Santa Catarina, que ainda leva o nome da medalha entregue às homenageadas. "Tive o prazer e a honra de ser vereador com as outras 16. É uma trajetória, é uma história e muito me honra de ter sido vereador com a primeira mulher prefeita do município quando no início dos anos 2000 fui colega da Adeliana Dal Pont", ressaltou.

Representando as mulheres da Câmara e os demais parlamentares, as vereadoras Cristina de Sousa e Sandra Martins destacaram na Tribuna a força do sexo feminino na sociedade. "A mulher em si carrega a vida em tesouro esperança e, tal qual na gestação, sempre carrega a beleza da mudança", destacou Cristina de Sousa ao ler poema escrito com o vereador Antônio Lemos. Da mesma forma, a vereadora Sandra Martins frisou a importância do dia. "8 de março é apenas uma data simbólica. Acredito apenas que nós mulheres precisamos e devemos lutar cada vez por mais espaço. Não queremos igualidade, mas equidade para termos as mesmas chances, oportunidades e condições".

Homenageadas

Ao todo, 17 mulheres foram homenageadas na noite festiva. Cada uma teve sua história relatada, provocando reações de emoção. Coube a Marilene Pamplona Maciel, indicada do vereador Orvino de Ávila, falar em nome das demais.

"Um simples gesto ficará registrado de forma indelével em nossos corações e, nós homenageadas, devemos interpretar esse gesto de carinho e reconhecimento desta Casa. Se hoje estamos aqui é porque cada uma de nós construiu sua história com atitudes concretas em querer fazer o melhor. Em nome de todas quero dizer que receber essa homenagem nos enche de orgulho e galhardia", frisou.

Quem também fez o uso da palavra em nome da família de Albertina Krummel Maciel foi sua tataraneta de 11 anos. "Muitas mulheres ajudaram a construir a história do país e do nosso município, porém somente algumas tiveram reconhecimento por suas ações", disse.

Além da prefeita, Executivo tem 12 secretárias

Representando o Executivo, o vice-prefeito Neri Amaral relembrou a votação, na época em que era vereador, do projeto do então parlamentar Lédio Coelho que culminou com a medalha Albertina Krummel Maciel.

Já a secretária da Assistência Social, Rosemeri Bartucheski, reafirmou que São José é diferenciada por ter quatro vereadoras e 12 secretárias municipais em seus quadros e ainda citou conversa com a prefeita Adeliana Dal Pont. "A nossa luta será sempre pelo protagonismo da mulher josefense", parafraseou.

Homenageadas

• MARILENE PAMPLONA MACIEL - Ver. Orvino Coelho de Ávila
  • SUELY DULCE RAMOS - Ver. Sandra Martins
  • GILMARA VIEIRA BASTOS - Ver. Méri Hang