31/01/2018 | Atualizado em (31/01/2018 - 14:15) Notícias, arquivo de notícias

Câmara recebe alunos do Programa Guarda Mirim

23 adolescentes com idade entre 12 e 14 anos, vindos da cidade de Rio do Sul, conheceram um pouco mais da história e do trabalho desenvolvido pelo Legislativo Josefense.  Durante a visita realizada nessa terça-feira (30/01), os jovens conheceram os procedimentos que envolvem uma Sessão Legislativa e conversaram com os Vereadores. A visita técnica integrou as atividades do curso de Guarda Mirim Municipal, que torna esses jovens de Rio do Sul multiplicadores da cidadania e do cooperativismo em suas comunidades.

A visita no Legislativo josefense foi instruía pela Suplente de Vereador e Consultora Geral de Segurança Gilmara Bastos, que atua na Secretaria Municipal de Segurança. “ Eles visitaram a Guarda de Florianópolis e buscaram São José para saber mais sobre o nosso videomonitoramento, que é referência e muito nos orgulha. Nossa visita na Câmara de Vereadores está relacionada com o interesse deles pela história da cidade e a atuação dos poderes” – reforçou.

O grupo conversou com o Vereador Antônio Lemos e foi recepcionado pelo Presidente da Câmara, Vereador Orvino Coelho de Ávila. "Eu queria ter feito um curso como esse, na idade de vocês”, afirmou Lemos.

No Plenário da Casa, o grupo recebeu uma cartilha educativa entregue pelo presidente Orvino Coelho de Ávila.  “ Ficamos muito felizes em receber esses jovens que estão buscando servir a comunidade com cidadania. A casa legislativa está sempre aberta e a Guarda Municipal de nossa cidade está bem equipada e é referência, podendo contribuir muito com o aprendizado desses jovens” – declarou Orvino de Ávila.

Para o Comandante Mirim da Guarda de Rio do Sul, o projeto ensina disciplina e aumenta o clico de amizade. “ Eu fui convidado pela minha escola para fazer o curso e o conhecimento que adquiri ajuda a abri portas.  Quero cursar a Escola de Oficiais da Aeronáutica e sei que estou no caminho. Também temos os laços de amizade. Esses eu gosto de chamar de amigos de farda” – explicou Levi Raysel de 13 anos.

Para o coordenar da Guarda Mirim de Rio do Sul, Ivam Almeida Barreto, as visitas técnicas contextualizam os temas tratados em sala e aproxima os alunos. “ O curso transforma os adolescentes em Guardas Mirins que contribuem como agentes em campanhas educativas, blitz de orientação e até em cerimônias e jogos como a OLESC. É o cooperativismo e a cidadania transmitidos nas aulas”.